Perguntas frequentes

Segurança | O que é e como funciona!

A internet é um dos principais pontos por onde a informação é compartilhada. Notícias, opiniões, tutoriais e produtos, tudo isso é espalhado na internet em uma velocidade gigantesca em vista a outros meios de comunicação. Com tantos dados disponíveis a um clique a segurança da informação é mais que necessária. Afinal de contas, espalhar informações sigilosa, falsa ou que simplesmente não deveriam ser publicadas por expor alguém, é uma pratica que deve ser evitada e traz consequências. Mais afinal, o que é segurança da informação e como funciona? 

Importância da segurança da informação

O avanço da tecnologia fez com que grande parte dos processos empresariais passassem a serem feitos por meios eletrônicos.

A última pesquisa Global de Segurança, realizada em 2020, revela que 46% dos impactos sofridos pela empresa por conta de ataques cibernéticos comprometeram informações sobre seus clientes.

Com base nesses dados, dá para entender o tamanho da criticidade e prejuízos que esses ataques podem proporcionar nas corporações.

Gerenciamento do Firewall

Uma das ferramentas utilizadas para conter esses problemas é o firewall, que funciona com uma barreira a fim de impedir a entrada de elementos estranhos no ambiente.

Em sua configuração, é possível determinar quem pode ou não acessar o ambiente. Para garantir uma proteção eficiente é preciso fazer o gerenciamento de maneira adequada, que tanto pode ser por forma de bloqueios nas entradas, quanto por meio de permissões de acesso.

Além disso, é preciso fazer um acompanhamento constante para garantir que as políticas definidas sejam mantidas. Outro ponto muito importante é sempre realizar teste no ambiente antes de cada implementação. Basta uma alteração fora do escopo e toda segurança acabará sendo comprometida.

Um bom plano, seria criar um senário de reversão ao estado anterior em caso de fragilidade no ambiente.

Proteção contra ataques Ransomware

Um dos maiores temores de muitas empresas é o ataque Ransomware, no qual os criminosos virtuais sequestram os dados e geram uma criptografia e para desfazer esta ação, solicitam pagamentos de resgate para devolvê-los. Claro que a certeza de ter as informações devolvidas não será 100% em sua devolução. Após realizar o pagamento do resgate, acabam solicitando novo pagamento.

O modo de infiltração do ataque é por meio de arquivos ou programas instalados nos computadores vindo de fontes não confiáveis, seja por meio de e-mails com arquivos contaminados, entre outras formas possíveis.

O Ransomware tem algumas variações, como GOLDENEYES, WANNACRY, LOCKY, entre várias outras formas.

A utilização de ferramentas de proteção, como firewall e antivírus são essenciais para evitar esses tipos de ataque.

Além disso, é preciso criar políticas de segurança que devem ser adotadas por todos os colaboradores da empresa como forma de prevenção.

O que seria segurança da informação?

Os termos são usados para dar referência à salva guarda e segurança dos dados por si só. Esta pratica, assegura que informações sigilosas possam ser acessadas somente por aqueles a quem possa realmente acessar. Seja uma única pessoa, um grupo ou uma empresa. Em outras palavras, seus responsáveis de direito.

A segurança da informação é uma grande aliada de empresas, pois é responsável por evitar que qualquer pessoa distribua de forma indevida os dados sobre venda, margem de lucro, concorrentes, ou qualquer que seja a informação própria do dado. Em um mundo no qual diversas tarefas são realizadas ao mesmo tempo e e-mails confidenciais possam ser enviados em apenas um clicar do botão. Por este simples senário, mais bem complexo que se torna indispensável a segurança da informação e desta forma, se torna fundamental a proteção para eventuais descuidos no senário corporativo ou doméstico.

Neste senário, a segurança da informação permite construir políticas e métodos seguros que são atribuídos na circulação ou criação dos dados se tornem confidenciais e este controle possam ser controlados pelo departamento de segurança da informação de uma empresa.

Geralmente, esta segurança e aplicada na forma de programas de antivírus ou na forma de políticas no controlador de domínio de uma empresa. Onde irá garantir que somente os computadores desta rede ou funcionários possam utilizar os dados para fins de trabalho.

Ao implementar tais políticas de segurança os dados se tornam mais seguros e impedem que os funcionários não instalem ou realizem download não permitidos na rede corporativa ou compartilhamento indevido das informações.

Benefícios da segurança da informação

A utilização de um firewall protege a empresa de inúmeras ameaças, como iremos detalhar logo abaixo:

Ataques DDoS – Os ataques “DISTRIBUTED DENIAL OF SERVICE” que significa NEGAÇÃO DISTRIBUIDA DE SERVIÇOS, ocorre quando diversos computadores tentam acessar um servidor simultaneamente.

Esses equipamentos, que são chamados de zumbis, são controlados por HACKERS. Com a sobrecarga por conta das diversas tentativas de acesso, o servidor fica indisponível ou lento em seus processos.

 Basicamente, isso é possível por que no firewall são determinados quais endereços IPs podem ter acesso ao servidor. Com base nesses dados, o firewall faz uma barreira aos outros endereços que não constem nos registros da tabela IP das conexões autorizadas.

Erros cometidos na segurança da informação

Um dos erros mais comuns no setor de TI é negligenciar aspectos importantes da segurança da informação, o que aumenta sua vulnerabilidade. Vamos detalhar alguns logo abaixo:

Falta de investimento;

Falta de política de segurança;

Profissionais inexperientes;

Importância da infraestrutura;

Falta de planejamento nas implementações;

Investimento na segurança dos dispositivos fixo ou móveis;

Falta da utilização de ferramentas de proteção;

Ficar atento as evoluções e atualizações para ambiente;

Alinhamento aos processos e políticas de segurança;

Treinamento dos colaboradores;

Falta de planejamento na criptografia as informações;

plugins premium WordPress